Personal dancer, a hora e a vez das mulheres atuarem

Profissionais da dança de Osasco se destacam em importantes festivais do Brasil
31 de agosto de 2023
Encontre sua balada ou escola ideal com o Bailaki App!
21 de setembro de 2023
Show all

Elas começam a ganhar mais presença nos bailes da cidade de São Paulo e esperam que cada vez mais o publico da dança venha aderir a essa proposta, divulgando e valorando o seu trabalho.

Personais dancers estão cada vez mais presentes em número e desenvoltura pelas pistas dos principais bailes da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Hoje em dia é muito comum ver homens, e algumas mulheres, vestidos de preto e identificados por botons, conduzindo pares de todas as faixas etárias pelas pistas.  Eles vêm numa crescente, 9 de cada 10 bailes tem esses profissionais à disposição.

E nessa profissão, quase que predominantemente masculina, personais dancers mulheres vem despontando, em número bem menor, aqui e ali.  A pouca divulgação das meninas nos bailes e nas escolas de dança contribuem para essa diferença, além da maior presença de mulheres do que a de homens que dançam nos bailes, causando certo desiquilíbrio.

Personais dancers femininas tem seu diferencial, além de dançar como “conduzidas” ainda podem ensinar seus pares a conduzir. E isso é maravilhoso, pois ajudará a formar cada vez mais parceiros de dança nos bailes, o que tende a equilibrar a equação a favor das mulheres.

Fomos conhecer a história de duas personais pra saber um pouco mais como tudo funciona. São elas Marcella Medrado, personal dancer e organizadora de equipe de personais em bailes e Luci Souza personal dancer e professora de português.

A formação das duas na dança é um pouco diferente, mas tem a paixão como a base pra que tudo se iniciasse.

Marcella começou aos 10 anos participando de um concurso de lambada e daí pra frente não parou mais. Hoje atua como bolsista em uma escola de dança e estuda para tirar seu certificado, enquanto dá aulas particulares.

Segundo conta, a história como personal teve início meio que organicamente: “Comecei a trabalhar nas baladas, vendendo fichas para os personais. Me viram dançando e convidaram para fazer um baile como personal particular. Desde então estou nesse mundo da dança, acredito que já tenha uns 4 anos trabalhando como personal dancer.”

Com Luci a relação com a dança iniciou um pouco mais tarde:” Minha história com a dança foi de encontro, paixão, romance e hoje somos namorados. Aconteceu logo que terminei a faculdade de Letras, sou professora de português na rede estadual. Assim que entrei em 2006 fazendo aulas no Sesc do Carmo e Galeria Olido no centro de São Paulo, conheci pessoas maravilhosas que muito me ajudaram, orientaram e as coisas foram acontecendo.”

Após várias aulas, curso de capacitação em dança e apresentações em uma companhia, começou sua trajetória profissional: “Passei a atuar como personal e arte educadora de dança com aulas particulares e em grupo pela prefeitura de São Bernardo e de Diadema aonde resido”

Segundo as duas, o perfil de clientes que as contratam para bailes, aulas e eventos é bem parecido, geralmente homens mais velhos e alguns mais novos, que querem treinar o que aprenderam, dançando e conduzindo.

Marcella e Luci podem ser encontradas em importantes bailes de dança de salão pela cidade como os do Clube Vila Maria, Zais – A casa mais dançante, União Fraterna, Bar do Nelson, Espaço Vila, Tango bailes, New Opera entre outros, além claro de poderem ser contratadas para dançar em eventos específicos e aulas.

Como em toda profissão exercida por mulheres, nem tudo são flores, um ou outro cliente pode ter uma atitude desrespeitosa, mas elas lidam com isto com a leveza de quem tem a dança no dia a dia vive, procurando se desvencilhar da situação e se afastar do incomodo. Caso algo mais grave aconteça sabem como se proteger, procurando sua rede de apoio e as autoridades competentes.

Potenciais dançarinos ainda não descobriram, mas são ótimas as vantagens de se contratar uma personal. Marcella enumera algumas aqui: “Você não fica parado nos bailes, constrói amizades que pode levar para vida, movimenta corpo e eleva a alma. Dançar transforma seu dia e o momento que você está ali dançando, é libertador.”

Luci ainda destaca: “Para quem contrata a oportunidade de treinar e até mesmo aprender a arte da dança. Para a personal, além do retorno financeiro é poder compartilhar com os outros um pouco do meu saber sobre essa arte corporal e curativa.”

Marcella acredita que uma maior adesão dos homens também se faz necessária para que a profissão cresça: “Falta mesmo aos homens se permitirem dançar com nós profissionais da dança e que podemos oferecer uma dança agradável e alegre para eles.”

Nós do Bailaki torcemos para que cada vez mais profissionais, homens e mulheres, surjam pelos bailes do Brasil e do mundo.

E boa sorte e sucesso as pioneiras Marcella Medrado e Luci Souza! Muita dança pra vocês!

Angélica Pellicer –

Bailaki! O app que te leva pra dançar – Baixe agora e conheça o Mapa e o Guia da Dança, com escolas e baladas para aprender e se divertir.

Clique aqui para baixar.

Personais :

Marcella Medrado – Instagram @marcelkynha – 11 96891-2124

Professora de dança, Cuidadora, Personal Dancer, Recepcionista Eventos e Organizadora de Equipe de  personais.

Luci Souza – Instagram @lu_maria_souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux