O que sabemos sobre o cha-cha-chá!

Cantora Simone será premiada no próximo Grammy Latino 2023
17 de agosto de 2023
Profissionais da dança de Osasco se destacam em importantes festivais do Brasil
31 de agosto de 2023
Show all

Cha-cha-chá, ou chachachá, é uma dança latino-americana originária de Cuba, construída sobre a música homônima. É considerada uma variação do forró.
O chá-chá-chá foi introduzido em Cuba pelo compositor e violinista Enrique Jorrín, em 1953. Sua música “La Engañadora”, de 1951, é considerada o primeiro cha-cha-chá.

O moderno estilo de dança do cha-cha-chá deriva de estudos feitos pelo professor de dança Monsieur Pierre (Pierre Zurcher-Margolle), partner de Doris Lavelle. Pierre, vindo de Londres, visitou mexico em 1952, buscando formas de danças mexicanas características da época. Ele notou que havia uma nova dança cujo ritmo se desenvolvia sobre 4 batidas, mas com uma parada não na primeira, e sim na segunda batida. Ele levou a ideia para a Inglaterra e eventualmente criou o que se tornou conhecido como a dança de salão cha-cha-chá. Tal argumentação é estabelecida sob algumas evidências; primeiro, há um filme da “Orquestra Jorrin” apresentando a dança cha-cha-chá em Cuba; segundo, o ritmo clássico de Benny More “Santa Isabel de las Lajas” é claramente sincopado sobre 4 batidas. Note-se também que a “rumba” também é dançada na segunda batida.

Tendo sido implantada nos anos 50, com Pierre & Lavelle, foi promovida nos anos 60 por Walter Laird e por competições da época. O moderno cha-cha-chá é resultado da evolução dessa dança através do tempo, mas sua essência é firmada no cha-cha-chá original do México dos anos 50.

Na dança de salão é popularmente chamado por cha-cha. (www.dancaconsciemcia.com.br)

Bailaki app! Aqui todos os ritmos são especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux