São Paulo, 21/01/2026 (Bailaki News): A exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade chegou para quebrar barreiras. O Museu da Língua Portuguesa abre as portas para celebrar o funk como potência cultural, convidando especialmente a juventude que faz esse movimento acontecer no dia a dia. Mais do que uma mostra, é uma oportunidade de ocupar espaços institucionais e descobrir que a nossa língua é diversa, viva e cheia de ritmo.

Concebida originalmente pelo Museu de Arte do Rio (MAR), onde ficou um ano e meio em cartaz conquistando sucesso de público e crítica, a exposição debate o papel do funk nos repertórios linguísticos, artísticos e afetivos, com acervo incorporado sobre o funk paulista.
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
A curadoria, que conta com nomes como Renata Prado (pesquisadora e idealizadora da Frente Nacional de Mulheres no Funk), propõe um debate sobre como o funk é um "repertório linguístico". A exposição mostra que o funk não é apenas música: é uma forma de falar, de vestir e de existir.
"Ser curadora de uma exposição de funk que mudou a concepção de arte da cidade do Rio de Janeiro é aceitar o desafio de construir a narrativa do funk paulista no Museu da Língua Portuguesa com o mesmo propósito: mostrar novas possibilidades de enxergar a arte através da cultura funk", afirma a curadora Renata Prado.
A exposição conta com 473 obras e itens de acervo, entre pinturas, fotografias e registros audiovisuais O acervo da memória da FUNK TV foi incorporado à mostra no Museu da Língua Portuguesa para situar o desenvolvimento do funk na capital paulista. A produtora é referência do gênero no bairro da Cidade Tiradentes, berço do movimento na capital.
O Bailaki News te convida a prestigiar essa exposição que celebra a potência do gênero. Confira essa conexão entre a batida das periferias e a história do nosso idioma.

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/n – Luz – São Paulo - Acesso Portão A
Até 30/08/2026 - de terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia) - Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Grátis para crianças até 7 anos - Grátis aos sábados e aos domingos
Classificação indicativa dessa exposição: 14 anos
Mantenha-se atualizado! Confira estas e outras dicas e informações aqui no Bailaki News.
Angelica Pellicer
#bailaki #eventos #bailakiguia #turismo #escolasdedança #baladas #dança #vemcomagente #bailakinews #guiadadança #galeradadança #eventos #funk #funkpaulista #museudalinguaportuguesa #secretariadaculturacconomiaeindústriacriativascogovernogesãopaulo